
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
PLANEJAR E AVALIAR

domingo, 29 de novembro de 2009
Refletindo Sobre PA's

domingo, 22 de novembro de 2009
PROJETOS DE APRENDIZAGENS


quarta-feira, 18 de novembro de 2009
QUERIDO DIÁRIO!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009
EDUCAÇÃO DOS SURDOS

domingo, 1 de novembro de 2009
PEDAGOGIA DO OPRIMIDO OU PEDAGOGIA DO BOM SENSO?

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". (Paulo Freire)
domingo, 25 de outubro de 2009
A CORRIDA DOS SAPOS

O MENINO SELVAGEM

Imagem do filme "O Menino Selvagem".
HISTÓRIA DOS SURDOS

sábado, 17 de outubro de 2009
ESCOLA NOVA

sexta-feira, 9 de outubro de 2009
E SEU NOME É JONAS

O filme narra a história de uma criança que vive três anos e meio numa clinica para doentes mentais e somente então descobrem que ela é apenas surda.
A época histórica do filme é a década de setenta, onde a medicina já está muito avançada. A família, por ignorância sobre o assunto, não conseguiu detectar o problema do menino, confiando plenamente nos diagnósticos médicos. Mas que profissionais da saúde são esses que levaram tanto tempo para descobrir que a criança não era portadora de nenhuma deficiência mental, somente auditiva, que não era um "retardado" (termo muito usado durante toda a película)?
Preso em um assustador e solitário mundo de silêncio, esta criança tem de abrir caminho entre a inexperiência da família, a discriminação explicita da sociedade, o descaso do pai e a morte de seu melhor amigo.
Este filme me fez lembrar de outros que assisti, do mesmo gênero.
Os Filhos do Silêncio que conta a história de amor entre um professor de deficientes e uma moça surda e O Milagre de Annie Sullivan que assisti a décadas atrás e, pelo que me lembro, relata a história de uma menina semelhante ao Jonas e, parece que ainda era cega, mas que encontra um anjo chamado Annie que lhe ensina a viver e a encontrar a felicidade.
Vivemos uma época histórica caracterizada por crises políticas, violências e turbulências emocionais, mas também pelo surgimento de oportunidades. Oportunidade de aprender e saber servir ao próximo e ao mundo, oportunidade de ser útil numa sociedade injusta e egoista. Não podemos deixar escapar nenhuma dessas oportunidades. Não podemos deixar que as incapacidades das pessoas nos impossibilitem reconhecer suas habilidades.
Quantos Jonas já cruzaram o nosso caminho e quantos ainda hão de cruzar. Não digo que estou preparada para atender um deficiente auditivo em minha sala de aula, tenho certeza que muito pouco vou contribuir para sua aprendizagem, mas farei o possível (se um dia ocorrer) para fazê-lo sentir-se amado. Afinal, existem os Jonas e as Annies!
domingo, 4 de outubro de 2009
ALFABETIZAÇÃO E A PEDAGOGIA DO EMPOWERMENT POLÍTICO
LIBRAS

sábado, 19 de setembro de 2009
INTERDISCIPLINARIDADE

sábado, 5 de setembro de 2009
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

"A educação tem raízes amargas, mas frutos doces". Aristóteles
A Educação de Jovens e Adultos é o segmento da rede escolar pública brasileira que recebe os jovens e adultos que não completaram os anos da Educação Básica em idade apropriada. No início dos anos 90, este segmento passou a incluir, também, as classes de alfabetização inicial (Regulamentado pelo artigo 37 da Lei n° 9394 de 20 de dezembro de 1996 - LDB).
O público alvo da EJA, jovens ou adultos, são sujeitos sociais e culturais, marginalizados pela sua condição de iletrados, comprometendo uma participação mais ativa no mundo do trabalho, da política e da cultura.
A EJA tem como funções a reparação, a equalização e a qualificação de seus educandos.
A função reparadora significa a restauração de um direito negado: o direito a uma escola de qualidade. É uma dívida adquirida pelas elites dirigentes à educação escolar dos negros escravizados, dos índios, dos caboclos migrantes e dos trabalhadores braçais, os quais, através de sua mão-de-obra, serviram de esteio na cosntrução de nossa nação.
O indivíduo que teve sustada sua formação educacional, seja qual for o motivo, e busca restabelecer sua trajetória escolar de modo a readquirir um espaço significativo e igualitário na sociedade deve receber, proporcionalmente, maiores oportunidades. Esta é a função equalizadora da EJA.
A educação de jovens e adultos representa uma oportunidade de desenvolvimento a todas as pessoas, em todas as idades. Esta promessa garante que jovens, adultos e idosos atualizem seus conhecimentos, mostrem suas habilidades, troquem experiências e tenham acesso a novos campos de trabalho. A EJA tem o compromisso de qualificar a vida de todos, especialmente dos idosos, que, para as novas gerações, servem de ponte entre o passado e o presente. Este tarefa de oportunizar a todos uma atualização de conhecimentos é a função permanente da EJA, que pode ser chamada, também, de função qualificadora.
Fonte:
Parecer CEB n°11/2000 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Relator: Carlos Roberto Jamil Cury
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
COMÊNIO

domingo, 30 de agosto de 2009
LEITURA E ESCRITA

sexta-feira, 28 de agosto de 2009
O MENININHO

domingo, 12 de julho de 2009
KANT E A EDUCAÇÃO
"O homem é a única criatura que precisa ser educada".

com teu pai, tua mãe e todos os teus parentes. Educa as
crianças e não precisarás castigar os homens".
(Pitágoras)