domingo, 22 de novembro de 2009

PROJETOS DE APRENDIZAGENS













Um projeto surge em resposta à uma necessidade, a um problema concreto. Elaborar um projeto é contribuir para a solução desse problema, transformando as idéias em ações.
Como dizia Paulo Freire: ninguém educa ninguém, mas ninguém, tampouco, se educa sozinho. O ser humano se educa em comunhão, no contexto de viver sua vida neste mundo". (Pedagogia do Oprimido)
Nós nos educamos uns aos outros na interação de uns com os outros. Nessa interação vamos nos transformando em sujeitos capazes de definir, autonomamente, um projeto de vida e de transformá-lo em realidade.
Uma pedagogia de projetos encara a educação como a única ferramenta pela qual o ser humano projeta e constrói a sua própria vida, utilizando algo que lhe é natural e motivador.
Através de um projeto de aprendizagem, a criança é incentivada a explorar e a investigar seus interesses. Ao professor, cabe a responsabilidade de tornar útil a atividade da criança, promovendo, assim, o desenvolvimento das competências básicas necessárias para que ela se torne capaz de sonhar seus próprios sonhos e transformá-los em realidade.
Como aluna do Pead, foi-me proposto realizar, em comunhão com outras colegas, projetos de aprendizagem.
O primeiro PA foi sobre a influência da Lua sobre o ser humano. Abriu-se um vasto campo de pesquisa: internet, livros, entrevistas. Nada ficou definitivo sobre a real influência desse satélite natural da Terra.
O segundo PA foi sobre os jogos de computador e não é nenhuma novidade o uso de jogos na educação de crianças. Na antiguidade já eram utilizados jogos e brincadeiras na educação infantil, onde alguns filósofos se utilizam deles para ensinar seus discípulos. Platão afirmava a necessidade de a criança aprender divertindo-se. Mesmo para um adulto, é fato de que os jogos são grandes auxiliares para o bom funcionamento do cérebro. Mas, quanto aos jogos de computador, ou heurísticos, não encontramos fatos suficientes que afirmem que afirmem que os benefícios são maiores que os malefícios. Benefício porque estimula a criatividade. Malefício porque causa, a longo prazo, tendinite, obesidade, atrofiamento dos membros inferiores, ...
Após estes dois PA's, senti-me meio desalentada em aplicar com meus aunos de 3° ano, mas mesmo assim, tentei.
Tive uma agradável surpresa ao propor um projeto de aprendizagem sobre animais.
Nas dúvidas e certezas, as crianças demonstraram um grande conhecimento sobre o assunto. Daí em diante, as pesquisas sobre as dúvidas e curiosidades foram realizadas com satisfação pelos alunos, conquistando, assim, uma verdadeira aprendizagem sobre estes nossos compenheiros de jornada terrena. Toda aprendizagem realizada, jamais será esquecida. Tenho certeza!

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Suzan! Legal essa tua postagem, resgatas a tua trajetória de vivências com projetos de aprendizagem. Comentas que trabalhaste com teus alunos um projeto sobre animais. Acreditas que tua proposta aproxima-se mais da metodologia de trabalhos por projetos ou dos projetos de aprendizagem? Abração!!