"O homem é a única criatura que precisa ser educada".
Em seu texto Sobre a Pedagogia, Kant recorre a uma comparação do ser humano aos demais animais. Enquanto os animais necessitam basicamente da alimentação, os seres humanos, para seu aperfeiçoamento, precisam alimentar o corpo e o espírito e é através da educação que o espírito é alimentado.
Para Kant, a educação pode ser entendida sob duas perspectivas fundamentais: física (aquela em que as questões mais importantes são a formação de hábitos de higiene, cuidados com a saúde e conservação do corpo), ou prática, ou seja, aquela em que a preocupação fundamental é a formação do caráter. A educação deve ser pensada e estabelecida de modo que o homem seja: disciplinado, culto, prudente e civilicado, moralize-se.
O aspecto mais importante na filosofia da educação kantiana á a moralidade e que, por conta disso, está pressuposta nesta concepção o ensino da virtude. A virtude não só pode, como deve ser ensinada.
Possivelmente, se Kant tivesse assistido às bárbaries da atualidade partindo dos horrores dos campos de concentração, teria dito: eu avisei!
O mundo está cada vez mais equipado para usar a tecnologia contra si mesmo. Quantas brutalidades são cometidas por seres ditos humanos, portadores de diplomas e títulos de doutores. O que a educação fez destes indivíduos que não os ensinou a amar o próximo como a si mesmos? Que não os ensinou a distinguir o bem do mal? Que não os ensinou a refletir sobre o papel do homem na terra?
Quando nos deparamos, através da mídia, de crimes bárbaros, logo dizemos: isto não é gente, é animal. Mas o animal não mata por nenhuma ideologia, nem por prazer. Mata para saciar a fome, não o ego e jamais ataca a sua própria espécie.
Não foi à toa que a Alemanha do pós guerra refez todo o seu sistema educacional.
Mas as bárbaries continuam acontecendo.
Está na hora da sociedade repensar, não só o sistema educacional, mas também, e principalmente, a família.
Por que a família esté se desmantelando e mandando para as escolas crianças que, através da violência, demonstram que ainda não conhecem a virtude.
Onde foi que erramos?
"Observa o teu culto à família e cumpre teus deveres para
com teu pai, tua mãe e todos os teus parentes. Educa as
crianças e não precisarás castigar os homens".
(Pitágoras)
Nenhum comentário:
Postar um comentário