"Deve-se começar a formação muito cedo, pois não se deve passar a vida a aprender, mas a fazer".
"Age idiotamente aquele que pretende ensinar aos alunos não quanto ele podem aprender, mas quanto ele próprio deseja".
"Quanto maior é o número de problemas em que pensamos, maior é o perigo de nçao compreender nenhum".
(Johann Amos Comenius - 1592/1670)
Conforme Johannes Doll em "Metodologia do Ensino em Foco: Práticas e Reflexões", quem lê a Didática Magna vai se confrontar com muito aspectos religiosos. Concordo, pois ao lê-la, percebi o lado espiritualista de Comênio. Diria que ele seria Kardecista, não fosse o fato de ter vivido bem antes de Allan Kardec. Será que posso ousar propor o contrário? Kardec ter se inspirado, também, nas idéias de Comênio?
Comênio foi o criador da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII. Ele concebeu uma teoria humanista e espiritualista da formação do homem que resultou em propostas pedagógicas. Entre essas idéias estava:
- O respeito ao estágio de desenvolvimento da criança no processo de aprendizagem. Aqui pode-se fazer uma comparação com os estágios de desenvolvimento de Piaget, os quais são respeitados no cotidiano escolar, pois casa uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes de organização mental que possibilitam as diferentes maneiras da criança relacionar-se com a realidade e a aprendizagem da mesma.
- A construção do conhecimento através da experiência, da observação e da ação. Os Projetos de Aprendizagem provam que Comênio estava certo.
- Uma educação sem punição, mas com diálogo,exemplo e ambiente adequado. Graça a Deus que o uso da palmatória, os puxões de orelha e a caixinha de milho foram abolidos da sala de aula.
Comênio pregava ainda a necessidade da interdisciplinariedade, da afetividade do educador e de um ambiente escolar bonito, com espaço livre e arejado. Ainda: coerência de propóitos educacionais entre família e escola, desenvolvimnto do raciocínio lógico e do espírito científico e a formação do homem religioso, social, político, racional, afetivo e moral.
A arte de ensinar é sublime pois destina-se a formar o homem, é uma ação do professor no aluno, tornand0-0 diferente do que era antes. Com este objetivo, Comênio defendia um método de ensinar, que deveria seguir os seguintes momentos:
- Tudo o que se deve saber deve ser ensinado.
- Qualquer coisa que se ensine deverá ser ensinada em sua aplicação prática, no seu uso definido.
- Deve ensinar-se de maneora direta e clara.
- Ensinar a verdadeira natureza das coisas, partindo de suas causas.
- Explicar primeiro os princípios gerais.
- Ensinar as coisas em seu devido tempo.
- Não abandonar nenhum assunto até sua perfeita compreensão.
- Dar a devida importância às diferenças que existem entre as coisas.
Depois de toda esta aprendizagem, não há como negar que Comênio foi, ainda é, o maior didata de todos os tempos e deve-se levar em consideração a época em viveu, as limitações de recursos físicos e de idéias das pessoas que o rodeavam.
Fontes:
Textos:
"Vida e Obra de Comênio".
"Didáctica Magna - Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos".
"Metodologia de Ensino em Foco: Práticas e Reflexões"
Um comentário:
Oi Suzan, nessa tua postagem falas sobre Comênio e sua proposta educativa. Comentas sobre os princípios que ele propõe. Como percebes esses princípios na educação atual? Segues algum deles em sala de aula? Como utilizas? Abração, Sibicca
Postar um comentário