domingo, 4 de outubro de 2009

ALFABETIZAÇÃO E A PEDAGOGIA DO EMPOWERMENT POLÍTICO

O que é EMPOWERMENT ?
Este termo está, cada vez mais, sendo utilizado em artigos e textos acadêmicos, que estejam ligados ao serviço social e à política social.
O empowerment parte da idéia de dar às pesoas o poder, a liberdade e a informação que lhes permitam tomar decisões e participar ativamente da organização social.
O texto "Alfabetização e a Pedagogia do empowerment Político", de Henry Giroux, refere-se à idéia de uma alfabetização cujas ordens de conhecimento, dos valores e as práticas sociais, tivessem prioridade na luta por uma sociedade democrática.
Uma das práticas na alfabetização está no treinamento para o trabalho, onde os currículos se adaptem ao mercado de trabalho. Outra forma de alfabetização se daria na forma ideológica, na construção do caráter individual, institucional e tradicional.
A alfabetização em Freire não é meramente uma habilidade técnica, deve ser compreendida como um projeto político no qual, homens e mulheres afirmem seu direito e sua responsabilidade não apenas de ler, compreender e transformar suas experiências pessoais, mas também, de reconstruir sua relação com a sociedade. Neste sentido, a alfabetização é fundamental para dar condições à todos de se posicionar na sociedade, de, realmente, sentir-se parte de um projeto mais amplo de possibilidades, individual e social.
A minoria detentora do poder, na sociedade, constrói muros que impedem ou limitam a interação entre os homens. Para os não alfabetizados, as barreiras são enormes:
Barreiras sociais: impossibilidade de intercâmbio com outros sujeitos, dentro da mesma comunidade social.
Barreiras Culturais: desqualifica o sujeito, que é tido como incapaz, impedindo-o a ter acesso a muitos campos culturais (cinema, teatro, bibliotecas, debates políticos,...)
Barreiras Pessoais: oportuniza uma auto-exclusão. O próprio sujeito se auto-discrimina e,aumentando a barreira social e cultural.
Cabe à educação fazer com que "muros" não sejam construídos. Porém esta prática vai demorar a "colher" os frutos. Então, é nosso dever, orientar a população educacional a não enfraquecer diante de barreiras. Elas existem e sempre existirão. Cabe à nós, cidadãos, persistir na escalada e não se deixar abater.
Fonte de referência:
GIROUX, Henry.Alfabetização e a Pedagoia do Empowremente Político. In: FREIRE, Paulo e MACEDO, Donaldo. Alfabetização:Leitura da palavra, leitura do mundo.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Suzan, a partir das idéias que apresentas, acreditas que as práticas preconizadas estão sendo efetivadas? Se não, qual ou quais impeditivos consideras mais marcante(s)? Abração!!