quarta-feira, 18 de novembro de 2009

QUERIDO DIÁRIO!



Durante toda minha adolescência, vi minhas amigas dedicarem boa parte de seu tempo aos seus diários. Penso que eu era anormal, pois nunca me interessei em registrar minha vida nas folhas brancas e frias de um livrinho. Dedicava meu tempo a viver cada momento com entusiasmo, pois cada minuto é único. Não volta mais!
Hoje, "folheei" meu portfólio e cheguei à conclusão de que ele é o "diário" da minha vida no PEAD.
Reli algumas postagens. Relembrei algumas interdisciplinas e "matei" a saudade de conteúdos que fizeram a diferença na minha vida profissional.
Quantas leituras realizadas. Quanta aprendizagem.
Mesmo agora, enquanto faço esta reflexão sobre cada passagem de meu portfólio, fiz uma grande aprendizagem. Aprendi a real importância desta ferramenta.
No início do curso, quando foi proposto o Portfólio de Aprendizagem, minha compreensão sobre ele trilhou um caminho errôneo. Entendia que ele apenas era mais uma atividade. Estava errada!
O portfólio é uma ferramenta de avaliação e autoavaliação. Oferece aos tutores uma oportunidade de análise sobre o minha comprensão das leituras e atividades propostas, detectando minhas dificulfades (se houver) e agindo em tempo, objetivando meu crescimento educativo. Como instrumento de autoavaliação, oportuniza-me avaliar meu desenvolvimento no processo de aprendizagem, minha evolução nos conhecimentos.
A particularidade do Portfólio é o processo constante de reflexão oportunizado pelo confronto das postagens nas diversas disciplinas e a conscientização da ligação que existem entre elas, cujas finalidades educativas atingem a mesma meta: a prendizagem.
O Portfóilio de Aprendizagem é muito mais que um registro diário, ou semanal, de minhas atividades no Pead, é um documento. E neste documento eu descrevo, de uma forma mais sucinta, minhas atividades no Pead e o conjunto dessas descrições provam o quanto progrediu o meu conhecimento.

Um comentário:

Simone disse...

Oi Suzan!! Muito boa essa tua postagem! Destacas aspectos importantes do portfólio além de resgatares o significado e importância que percebes nessa ferramenta. Abração!!