segunda-feira, 15 de novembro de 2010

TEXTOS DIVERSIFICADOS

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A escola é uma instituição a serviço da sociedade, essa mesma sociedade, individualista e capitalista, que exige de seus cidadãos algumas competências, entre elas, a prática da leitura e da escrita.
Muitas crianças não se interessam pela leitura (essa afirmação é uma constante entre os professores das diversas etapas na vida escolar de uma criança), pois não recebem estímulos. Se esse processo não for oportunizado pela família, fora da escola, é dever do professor suprir essa deficiência, oferecendo os mais variados tipos de texto, visando o "despertar" do aluno pelo gosto da leitura.
De acordo com os PCN's (1997), o papel do professor e da escola é formar alunos críticos, habituados com a leitura, incentivados para a leitura. A escola deve trazer um sentido a criança, assim como seu aprendizado, deve ser um espaço onde o aluno tem autonomia pata agir, discutir, decidir, realizar e avaliar suas práticas, os alunos precisam engajar-se no seu próprio aprendizado. Portanto, o professor deve criar esse espaço para seu aluno, contribuindo assim para que sua aprendizagem seja significativa.
A escola é o principal agente na formação de leitores e escritores.
A diversidade de textos não se restringe apenas à partes escritas, a criança deve ter oportunidade de "ler" outros tipos de textos também. Obras de arte, por exemplo.
Nosso passeio a capital gaúcha ofereceu e estimulou muitas práticas de leitura. No Planetário, os alunos tiveram oportunidade de rever os estudos sobre o sistema solar.
Magnífico!
Para mim também, pois foi a primeira vez que visitei este espaço de aprendizagem.
Outro ponto muito interessante e de excelentes aprendizagens foi a Fundação Iberê Camargo. Todas as crianças se mostraram interessadas pelas obras que lá estavam expostas, principalmente as telas do "Homem das Bicicletas".




Estávamos observando uma tela de Iberê que tive a impressão de já conhecer. Logo lembrei. Ela era o descanso de tela de meu celular. Uma foto que tirei quando visitei a orla da cidade de Guaíba. Mostrei ao guia e ele concordou que era o mesmo local. Iberê pintou a paisagem, eu fotografei. De acordo com as imagens, estávamos praticamente no mesmo lugar.
Os alunos ficaram encantados em comparar a mesma paisagem, porém em épocas diferentes.
Jamais poderemos dizer que observar obras de arte é assunto só para adultos. Não é! Uma criança pode entender a mensagem do artista tanto quanto qualquer pessoa.
A criança deve ter oportunidade de ver, observar, sentir, ler, todo tipo de texto, porque cada espaço tem algo para ser lido e cada leitura é uma oportunidade de aprendizagem.
"Só a imaginação pode ir mais longe no mundo do conhecimento. Os poetas e os artistas intuem a verdade. Não pinto o que vejo, mas o que sinto" (Iberê Camargo).

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