http://peadportfolio156706.blogspot.com/2010/03/aprendendo-ensinar.html
Há pouco tempo atrás, era considerado - talvez ainda seja - que bastava o professor ter alguma competência técnica e uma qualificação em termos de conteúdo. Porém, com a atual perspectiva da aprendizagem dos alunos, a formação pedagógica dos professores é uma necessidade latente. Atualmente, urge que o professor conscientize-se de que ensinar e aprender caminham juntos. Ensinar é abrir caminhos. Não se repassa conhecimentos, apresenta-os, para que o aluno possa fazer uso dele e transformá-lo.
Um bom professor não é somente aquele que mantem a turma quieta, mas sim aquele que sabe aproveitar o "rebuliço" das crianças como uma troca de informações na movimentação da aprendizagem.
Ser educador é manter uma postura democrática, com autocrítica, objetivando diminuir a distância entre o discurso e a prática, vivenciando com prazer o seu papel de mestre, trocando experiências com os educandos, ensinando a eles e aprendendo com eles.
"O que se é obrigado a descobrir por si próprio deixa um caminho na mente que se pode percorrer novamente sempre qu se tiver necessidade".
(Lichtenberg)
Depois de algum tempo de docência você aprende a diferença entre "dar o conteúdo" e oportunizar o raciocínio do educando.
Dar o conteúdo é aprisionar a criatividade da criança, é condicioná-la a sempre esperar pela próxima aprendizagem.
Dar oportunidade para o aluno pensar, expressar suas ideias, relatar seus conhecimentos, formular suas teorias é dar a mão à criança num passeio em busca de novos horizontes, é abrir caminhos, sem críticas paralisantes, com muito encorajamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário