segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O MENININHO

http://peadportfolio156706.blogspot.com/2009/08/o-menininho.html
http://peadportfolio156706.blogspot.com/2009/08/leitura-e-escrita.html

A expectativa de um sistema escolar é capacitar indivíduos para exercerem uma profissão, para serem cidadãos conscientes e para serem criativos na sua área de atuação.
Será que aquilo que a educação escolar está oferecendo aos alunos é o mesmo que eles têm ido buscar? Será que os desejos dos pais para com a educação escolar de seus filhos vêm sendo alcançados pela educação oferecida nas instituições de ensino? E com relação aos educadores, quais são seus próprios anseios e qual a sua intencionalidade quanto à educação escolar de seus alunos? Atingem aos seus objetivos ou será que se desencontram no processo de cumprir os Planos de Estudos?
Este ano de 2010 é inédito para minha profissão. Pela primeira vez trabalho com uma turma de 5° ano.
Além deste fato, houve o estágio do Pead, com esta mesma turma. A partir de minha expectativa com a nova missão, meus objetivos se concretizavam em identificar, analisar e comparar os anseios de meu público, possibilitando uma maior aproximação, harmonia e cooperação entre os personagens da sala de aula.
No início do ano letivo deparei com alunos que passavam a maior parte do tempo desenhando. Aproveitei esta oportunidade: cada atividade proposta podia ser acompanhada por um desenho.
Estes mesmos alunos que só queriam desenhar, hoje produzem textos maravilhosos.
Lemos e escrevemos muitas poesias, trovas, poemas, textos rimados. As produçoes eram maravilhosas! Até hoje, há quem pergunte: Posso escrever meu texto em forma de poesia?
É claro que sim!
Toda a comunidade deve contribuir na construção de uma escola com ensino de qualidade, mas o alicerce ainda é responsabilidade do professor diante de sua turma.
... e começou a desenhar uma flor vermelha com caule verde...
... e começou a escrever versinhos...
... e começou...
O que realmente importa para uma verdadeira capacitação de indivíduos é a oportunidade de começar.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Suzan!
Trazes questionamentos pertinentes no início da tua postagem. Um convite à reflexão.
Abração!