terça-feira, 25 de maio de 2010

TEXTOS DIVERSIFICADOS

Segundo Piaget, a inteligência é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica na construção contínua de novas estruturas. Esta adaptação refere-se ao mundo exterior, como toda adaptação biológica. Desta forma, nossos alunos se desenvolvem intelectualmente a partir dos estímulos e exercícios oferecidos por nós, professores, e, mais principalmente, pelo meio que os cercam.
Não é possível crer que haja aprendizagem quando os estímulos oferecidos são monótonos e desinteressantes.
Durante a última semana, trabalhamos com textos diversificados (textos narrativos, recortes de reportagem, histórias de vida em prosa e pequenas histórias infantis para fixação ortográfica) cujo objetivo era diferenciar um do outro. Não podemos cobrar produções se o aluno desconhece o seu significado ou se nunca viu um semelhante.
A leitura da poesia O Buraco do Tatu, de Sérgio Caparelli, encantou os alunos, pois se trata de um tema gostoso de trabalhar - animais e rimas. Toda criança tem a mania de rimar o nome do colega com alguma coisa que seja engraçada e, na maioria das vezes, a graça fica por conta somente de quem rima. Aproveitamos esta criatividade e o exemplo da poesia de Caparelli para criar versos bem interessantes.
http://turma522.blogspot.com/2010/05/parodiando-o-buraco-do-tatu.html
Sobre a leitura de Emigração e as Consequências de Patativa do Assaré,não foi solicitado nenhum produção escrita, apenas discutimos sobre a vida daqueles que abandonam o seu chão, sua terra natal, para se aventurar por caminhos desconhecidos.
A dinâmica era montar um quebra-cabeça (xerocado) sobre as obras de Jocelito Ramos e Waldomiro de Deus, que retratam as aventuras e desventuras deste povo que vai em busca de uma vida melhor. Apresentei uma cópia das obras originais e fizemos um estudo sobre as mesmas. O que estamos vendo? O que não estamos vendo, mas está registrado aqui? Surgiram hipóteses maravilhosas! Aproveitamos e fixamos gramática, pois os alunos encontraram substantivos coletivos, adjetivos... Compararam as técnicas entre os dois artistas - um dos relatos "um pinta com cores fortes, apertando o pincel, o outro parece que mal encosta o pincel na tela (impressionismo)."
Os alunos se encantaram, também, com a reportagem sobre a vinda da família real para o Brasil. O texto narrava a difícil travessia e os companheiros de viagem nada bem-quistos (ratos e baratas). Este tema serviu de elo entre o passado e o presente, pois o aluno pôde comparar a vida complicada de antigamente com as facilidades da tecnologia dos dias de hoje. Foi muito interessante ver a surpresa das crianças ao constatar as dificuldades que, também, os ricos passavam antigamente.
Durante esta semana, também foi proposto aos alunos a resolução de alguns desafios, onde deveriam raciocinar com lógica sobre algumas situações normais no cotidiano de qualquer pessoa. À princípio, achei que estava "puxando" demais a capacidade das crianças, mas então lembrei que eles estão no Período Operatório Concreto (dos 7 aos 11 anos, aproximadamente).
Conforme essas etapas evolutivas, formuladas por Piaget, é o período em que o indivíduo consolida as conservações de número, substância, volume e peso. Já é capaz de ordenar elementos por seu tamanho, incluindo conjuntos, organizando, então, o mundo de forma lógica ou operatória.
Os resultados provaram que eu estava enganada sobre a capacidade dos alunos e comprovaram que este tipo de exercício mental somente pode oportunizar resultados gratificantes, inclusive no desenvolvimento daqueles alunos dispersos e com baixa aprendizagem.
Paulo Freire (Educação como Prática da Liberdade - 1979) usou muito o termo "contemplar" e é o que sempre procuro realizar em minhas aulas: dar exemplos diversos para que meus alunos possam contemplar, selecionar e registrar a aprendizagem. Segundo Freire, contemplar é uma expressão que, apesar de mística, tem profundo sentido pedagógico, ao fazer desse contemplar a cultura, o sujeito da educação, o fenômeno educativo e, principalmente, o homem e a sociedade, um passo fundamental do que fazer pedagógico.

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