terça-feira, 30 de novembro de 2010

ESTÁGIO

Estágio, segundo o Dicionário da Língua Portuguesa, significa: prática da aprendizagem de uma profissão, etapa, fase.
O estágio é um período significativo para a vida discente. É o patamar para outros lances da escada da vida. É a extensaão da formação profissional do aluno, é a ponte que liga a vida acadêmica ao mundo do trabalho, é a etapa em que se adquire a experiência, é a prática da teoria.
Nosso perídodo de estágio foi de doze semanas, porém já me sentia estagiando desde o momento em que iniciei o PEAD.
Durante a etapa em que pratiquei toda a teoria estudada, adquiri uma postura profissional que antes, talvez, estivesse adormecida, ou que, também pode ser, que eu desconhecia possuir.
A fase de estágio atua como um bálsamo para o "cansaço" mental acumulado durante o longo período de vida acadêmica: melhora nosso desempenho no exercício da docência através de um senso crítico sobre nossa atuação como professores.
Muito já se ouviu falar de pessoas que, durante o estágio, descobriram que estavam se encaminhando para a profissão errada. Não sou uma dessas pessoas, ao contrário, fortaleci minha vocação.
"Sou professor a favor da decência contra o despudor, a favor da liberdade contra o autoritarismo, da autoridade contra a licenciosidade, da democracia contra a ditadura de direita ou de esquerda.
Sou professor a favor da luta constante contra qualquer forma de discriminação, contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais.
Sou professor contra a ordem capitalista vigente que inventou esta aberração: a miséria na fartura.
Sou professor a favor da esperança que me anima apesar de tudo.
Sou professor contra o desengano que me consome e imobiliza.
Sou professor a favor da boniteza de minha própria prática, boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por este saber, se não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo descuidado, corre o risco de amofinar e já não ser testemunho que deve ser de lutador pertinaz, que cansa mais não desiste".
(Paulo Freire)
Obrigada, mestre Paulo!
Ser professor é acreditar que um outro mundo é possível!
Sei que pouco sei, minha certeza reside apenas na crença de que além de ser professora, estou professora, em todos os momentos, em todos os lugares, com todos os seres que compartilham comigo a jornada terrena.
Estar professor é desconsiderar os salários baixos, a precariedade das condições de ensino, é alimentar a maior virtude que um docente pode ter: amor ao ensinar, ensinar a aprender, aprender ao ensinar. Estar professor é acolher a vida assim como ela é, capacitando-se no conviver.
"Quanto mais eu ando, mais vejo estrada. Mas se eu não caminho, eu sou é nada".
(Geraldo Vandré)
Que toda a pompa da formatura não nos faça esquecer que o objetivo alcançado não é o fim, é apenas mais uma curva de nossa estrada.

Nenhum comentário: