quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

PEAD























O inicio de nossa caminhada, no Pead, pode ser comparadaa uma viagem rumo a Ilha Desconhecida, cuja jornada era ignorada.
Fomos iniciadas nas Tecnologias, ampliando os limites da sala de aula.
Através de Durhein, Weber, Marx e Engels, obtivemos excelentes lições de luta pelo socialismo. O socialismo é um modo de organização social no qual deve existir uma distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, com a finalidade de proporcionar a todos um modo de vida mais justo. É desnecessário lembrar a relevância de uma educação socialista, principalmente numa sociedade ainda capitalista. Uma escola socialista forma, não um trabalhador habilidoso, mas um trabalhador consciente de que É, ESTÁ, PERTENCE.
Percebemos a diferença entre o SER e o ESTAR professor, sendo estimuladas a desafiar os discentes na interação sujeito/objeto, oportunizando a construção do aprendizado.
Entendemos que cada indivíduo têm diferentes infâncias e que, cada um, foi educado de uma modo diferente do outro, num processo socio-cultural e histório particular de cada família, de cada comunidade, respeitando suas origens culturais e étnicas.
O PEAD nos oportunizou, também, profundas reflexões sobres nossas práticas docentes e discentes, na busca de um equilibrio dinâmico entre a professora e a aluna, num entendimento entre nossa vida num mundo infantil e nossa participação na vida adulta.
Aprendemos a aprender, através da ação, do pensamento e do desenvolviemento de Projetos de Aprendizagens, repassando para o alunado a concepção de que são sujeitos do conhecimento, da aprendizagem.
Ampliamos o uso da palavra, reconhecendo as múltiplas linguagens.
Numa escola democrática, todos os argumentos devem evidenciar que a educação inclusiva é direito dos portadores de necessidades especiais e dever da sociedade, inclui-los, aceitá-los, respeitá-los.
A Ilha Desconhecida já não é mais desconhecida, ao contrário, já foram decifrados seus mistérios e entendidas as suas lições.Todavia, de uma coisa temos absoluta certeza, a viagem não terminou. Desvendar os segredos desta Ilha nos proporcionou, além de muitas, uma valiosa aprendizagem: ainda temos muito que aprender.

Nenhum comentário: