quarta-feira, 22 de setembro de 2010

FÁBULAS ... POR QUÊ?

http://peadportfolio156706.blogspot.com/2007/12/fbulas.html

A vida é uma fábula!
Você é uma fábula"
São expressões que, corriqueiramente, se ouve falar.
Mas o que é uma fábula?
Fábula é uma narração alegórica cujos personagens são, em regra, animais, e que encerra com uma lição de moral.
Geralmente, este tipo de literatura somente é usado para crianças pequenas, nas séries iniciais, mas são ótimos, também, para se trabalhar com os alunos maiores, e são justamente suas "lições de moral" que concretizam os objetivos propostos.
Em época de bullying, nada mais gratificante do que fazer um aluno reconhecer o errado, identificar o bem e discriminá-lo do mal.
Ninguém está vacinado contra o bulliyng e ele pode se apresentar na mais pacata escola, sem avisar.
Primeiramente, a sociedade escolar têm que se conscientizar do "problema", não tentando mascarar como atos de indisciplina. Em seguida, abrir espaço para que os alunos possam emitir suas opiniões ou medos. Logo após, fazer um trabalho especial com todos os alunos, agressores, vítimas ou simples espectadores.
Muito se tem ouvido: o que fazer?
É muito difícil dar uma fórmula pronta sobre o assunto, mesmo porque a sociedade ainda se sente de "mãos atadas" quanto ao bulliyng.
Mas porque não podemos tentar, utilizando de textos gostosos de ler e que sempre oferecem um momento de reflexão para que o educando possa comparar a história com nossa realidade. Não podemos dispensar nenhum tipo de recurso e considero as fábulas uma ferramenta excelente para a aprendizagem, seja como forma de leitura, de escrita ou de "lição de moral".

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Suzan! Novamente trazes essa ligação com o que estudaste e o que estás a pensar sobre o TCC. Bons links! Abração!