terça-feira, 14 de setembro de 2010

ARTE

Em dezembro de 2007, postei o comentário a seguir:
Li ou escutei (não lembro ao certo), de alguém, um comentário sobre o "conhecer" a arte. Como é difícil para o ser humano analisar algo que desconheça, e mais difícil ainda é admitir sua ignorância no assunto.
Todos nascemos, eu imagino que seja assim, com o potencial de reagir à arte. Infelizmente, nem todos temos a boa sorte de ver ativado esse nosso potencial.
Algumas pessoas, por temerem a própria ignorância, decerto não conseguem encarar, sem medo, uma obra de arte.
Olhar, realmente olhar, continua a ser uma responsabilidade pessoal, e a reação de mais ninguém servirá de substituto. Mas é do mundo exterior que o conhecimento precisa vir a nós, pela leitura, audição e contemplação. Se descobrirmos que sabemos, então talvez possamos reunir coragem para olhar, admirar, degustar uma obra de arte.
O amor pela arte e o conhecimento da mesma andam de mãos dadas.

Existem muitas e diferentes definições para a palavra "arte". Isso porque a arte pode ser muitas coisas diferentes e pode ser percebida de maneiras diferentes pelas pessoas. Uma grande obra de arte para um pode ser um amontoado de lixo para outro. O sentimento do artista ao compor uma obra de arte, para um, pode ser o "não ter o que fazer", para outro.
Normalmente, no reduto de seu lar, a única "arte" que a criança deslumbra é a imagem da televisão. Cabe à escola introduzir a criança no mundo da arte e o mais sábio, em vez de apresentar definições, é deixar a ciança "ler" as obras, se sensibilizar, tentar reproduzir ou criar outras semelhantes.
Durante este ano letivo, como uma novata perante uma turma de 5° ano e, mesmo assim, tentando agir como uma "senhora no assunto" trabalhei com muitos temas transversais.
Estudamos as cores - primárias e neutras e as que podemos criar à partir destas. Através do estudo das cores, "lemos" obras de artes e as técnicas diferentes adotadas por cada artista.
Conhecemos a História da Fotografia, onde, na aula prática cada aluno utilizou sua aprendizagem (fotografando momentos mágicos que o olho humano não consegue captar).
Vimos a trajetória do cinema, inclusive realizando um filme que vai compedir em "Curtas" no Primeiro Festiva de Cinema de Sapiranga.
Estudamos, também, a história do teatro. E estamos preparando algumas pequenas peças para apresentar para os alunos de 1° ano, mas isto ainda vai demorar um pouquinho, pois exige muito ensaio.
Até agora ninguém me questionou sobre a escolha destes temas, mas mesmo assim respondo:
São temas "gostosos" para o educando que geram atividades agradáveis e costumam ser o tema de conversas entre o público de minha sala de aula. Aproveitei estes temas para estudar conteúdos obrigatórios nos Planos de Estudos do município, tais como: língua portuguesa, matemática, geografia (comparando com outros países, dentro do Mapa Múndi), história (também comparando com a situação brasileira atual e a do início do século), ciências (ecologia).
Estes temas, também, geraram muitas e variadas produções de texto, inclusive poesias, sendo que uma delas foi a única poesia que representará nossa escola no concurso do município.
Arte é tudo aquilo que te dá prazer de ver, ouvir ou tocar. Te sensibiliza. Te inspira a criar e recriar.
Algumas produções de meus alunos:

AUTORETRATO






















FOTOGRAFIA (Captando o descanso de um inseto na pétala da violeta).

















CONTINUANDO A IMAGEM










Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Suzan!!

Vou te fazer uma sugestão: quando fores refletir sobre uma postagem, coloca um link para ela ao invés de trazê-la na íntegra, assim facilita ao leitor enfocar justamente a tua reflexão sobre a postagem. Que tal?

Abração!!