sexta-feira, 10 de setembro de 2010

MEUS CONSELHOS

No inicío do curso, mais precisamente em dezembro de 2006, postei no meu antigo Blog alguns conselhos. Eles eram mais destinado a mim mesma do que a qualquer provável leitor que viesse a visitar minha página.

"Existem regras que não estão explícitas na matrícula da faculdade, mas de uma forma ou de outra, por bem ou por mal, você tomará conhecimento. Acredite nas palavras baixo, as pessoas devem ter mais limites nas suas verbalizações e responsabilidades em seus atos. O curso pode ser cruel, e a crueldade pode atingir qualquer um, principalmente aqueles que não tem os pés firmes no chão e as mãos no teclado.





1 - A vida acadêmica não é fácil!
Acostume-se a isso.



2 - A universidade não está preocupada com a sua auto-estima. Ela espera que você faça suas atividades antes de sentir-se bem consigo mesma.






3 - Você não é o doce mais gostoso da Ufrgs. É apenas mais uma balinha dentro de um grande saco de confeitos.



4 - Se você acha os professores ingratos, espere até ter filhos e eles começaram a falar.







5 - Manter seu computador limpo não está abaixo da sua posição social. Eu chamo isso de oportunidade de mostrar o quanto você é caprichosa.






6 - Se você fracassar, não é culpa das tutoras. Então não lamente seus erros, aprenda com eles.

7 - Antes de você começar esta faculdade, o mundo não era tão chato como agora. Ele só ficou assim por ouvir você reclamar o tempo todo. Então, antes de você enlouquecer todos com suas lamúrias, recicle suas ideias sobre ser um aluno consciente, guerreiro e capaz.

8 - Muitas instituições podem ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a Ufrgs não é assim. Bobeou, reprovou!




9 - O curso não é brincadeira. Você não terá todo o tempo do mundo para postar suas tarefas e é pouco provável que sempre haverá alguém que te ajudará com suas atividades.




10 - Televisão não é vida real. Na vida real,
as pessoas têm de deixar o barzinho,
o chopinho e ir acessar o Rooda.


11 - Entrar na internet não é como ligar o rádio. O sistema vai trancar, você vai deletar o que não deve, os nervos vão aflorar e você vai ter um chilique antes do semestre terminar. Tenha calma e paciência. Tome uma dose de CELIMONE e faça muito SUDOKU.





12 - Tenha paciência com as colegas menos providas de conhecimento.Você já foi uma delas.

13 - Seja legal com as CDFs. Existe uma grande probabilidade de você precisar de uma delas.








Naquele início de curso, quando me inspirei a escrever estes conselhos, nem imaginava que estava retratando a realidade de um curso acadêmico.
Muitas e muitas vezes, reli-os. Foram de grande utilidade toda vez que eu achava que o meu mundo estava caindo e que não conseguiria concluir o curso de Pedagogia. Ainda não sou uma pedagoga. Ainda falta um pedacinho para chegar lá, mas olhando para o trajeto que já foi trilhado, me considero uma vitoriosa!





































Um comentário:

Simone disse...

Pois então! Quais seriam os conselhos agora que estás na reta final?
Abração!!