sexta-feira, 10 de setembro de 2010

TIPOS DE DOMINAÇÃO, por Max Weber.


Em outubro de 2006, a interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade, nos oportunizou um estudo sobre os Tipos de dominação legítima, estipulados por Max Weber.
Politicamente falando, me identifico com Weber, pois também conceituo política como sendo "tipo de liderança independente de ação", ou seja, um político mantem um papel de autoridade perante a população.
Segundo Weber, para que exista um ESTADO é necessário que exista quem mande e quem obedeça, ou seja, as autoridades criam as leis e a população as obedecem.
Dominação, ainda segundo Weber, é uma forma de se obter obediência. Esta obediência pode ser provocada por meio de três formas definidas:
LEGAL: baseada em regras racionalmente criadas, onde qualquer direito pode ser criado e modificado através de um estatuto sancionado corretamente.
TRADICIONAL: é imposta por procedimentos considerados legítimos porque sempre existiram e é aceito em nome de uma tradição reconhecida como válida e única. É suportada pela existência de uma fidelidade tradicional.
CARISMÁTICA: a autoridade é suportada graças a uma devoção afetiva por parte dos dominados.
Queira ou não, um professor é um político e tem a função de politizar regras e conteúdos dentro e fora da sala de aula. Porém, sua posição de autoridade não deve ser imposta como um castigo para o educando, ao contrário, tem de ser colocada como uma forma de manter a ordem e propiciar um ambiente harmonioso e propício para uma excelente aprendizagem.
Um professor tanto pode como deve utilizar as três formas de dominação definidas por Weber.
O educando deve conhecer as regras existentes na escola e na sociedade em que está inserido. Ao contrário, não existiria uma verdadeira educação, pois todos os homens têm direitos, mas também têm obrigações.
Existem regras tradicionais que muitas vezes cairam na mesmice e foram esquecidas de serem analisadas e atualizadas, mas nunca devemos esquecer que manter a tradição no quesito educação nunca poderá ser considerado "utrapassado".
Se, como professora, pretendo trabalhar e manter um ambiente sadio na sala de aula, devo manter a ordem, mas com muito tato, carinho, dedicação e amor pelo aluno.
Depois de todos estes anos no Pead, lendo, estudando, comparando opiniões sobre o tema ensinar/aprender, cheguei a conclusão que as regras de uma boa educação são as mesmas de sempre, mas o público alvo é outro, completamente diferente um do outro, personalidades distintas, com uma história de vida própria e única. Tratar a criança com afeto, estimulando sua criatividade, aumentando sua auto-estima nunca será uma perda de tempo,Utilizar metodologias baseadas no afeto, compreensão e respeito mútuo ainda é a minha principal lei.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Suzan!! Certamente é um conteúdo importante e aparecem as marcas que ele te proporcionou.
Abração!