domingo, 30 de maio de 2010

MOVIMENTO

Sempre tive o hábito de, alternadamente, misturar sula "séria" com brincadeira, ou seja, quando achava que o ambiente estava ficando "pesado", que os conteúdos apresentados aos alunos já não estavam despertando interesse, eu pedia para parar tudo e dizia: Vamos brincar!
Nunca registrei no meu plano diário estes momentos extra-classe! Nunca troquei ideias com ninguém sobre isso. Até a semana passada, quando, no conselho de classe de minha turma, relatei estes episódios para a coordenadora e a diretora da minha escola!
Expliquei que os meus objetivos não eram somente oferecer momentos de brincadeiras, mas sim de oferecer um "relaxamento" para a mente e o corpo do aluno e de mim mesma.
Fui apoiada nesta minha "técnica", pois relatei que após estes momentos, os alunos se tornavam mais aptos a reatar as atividades, com mais satisfação e oportunizando resultados positivos.
Neste último sábado, assisti a palestra do professor Max Haetinger - maravilhosa, por sinal! - e descobri que estava realizando justamente o que é necessário para a "estrutura da sala de aula desse século".
Conforme Haetinger, as estruturas da sala de aula desse século são: Movimento, Conhecimento, Valores e Expressão.
Baseados nestas estruturas e nos "Pilares da Educação", estaremos propiciando uma escola que encanta, onde a cooperação e colaboração são as bases das relações. A escola do lúdico, da expressão, do movimento e cultura, onde o afeto é a base das relações pedagógicas.
Não me considero nenhuma doutora em coisa nenhuma, mas sempre procurei dar minhas aulas como se eu fosse um dos alunos, procurando sentir o que eles sentem naquele momento, aprendendo da mesma forma que eles aprendem. Sei exatamente quando meus recursos estão atingindo os objetivos, ou quando devo dar uma "paradinha" para relaxar.
Continuarei a realizar estes momentos, que para mim são "mágicos". Não colocarei em meu planejamento diário, pois nunca sei exatamente o momento em que acontecerão, mas, com certeza, de agora em diante, serão registrados em minhas reflexões diárias. Estou apoiada em fontes concretas e não apenas na minha "percepção".


Nenhum comentário: