segunda-feira, 10 de maio de 2010

BANDEIRA CIGANA

Hoje assiti a apresentação do 2° Projeto de Aprendizagem de meus alunos: VIDA CIGANA.
O tema deste PA surgiu durante a apresentação do 1° PA, que relata a vida dos índios brasileiros. E, durante a explanação de que havia índios que não tinham suas terras demarcadas porque eram nômades, eu me expressei: "São como os ciganos". Então, um dos alunos disse: "A gente também não sabe nada da vida dos ciganos". Surgiu o tema de um novo PA.
Voltando ao assunto, descobri que também pensava que conhecia a vida dos ciganos, muito pelo contrário, nada sabia!
Os ciganos são um povo rico em cultura e seguem um rígidas regras de comportamento, mas o que mais me chamou a atenção foi a Bandeira Cigana.
A bandeira foi instituída como símbolo internacional de todos os ciganos do mundo em 1791, pela International Gypsi Committee Organized, no First Worl Romani Congress (Primeiro Congresso Mundial Cigano), realizado em Londres.
A roda vermelha, no centro, representa a vida, o caminho a percorrer e o já percorrido, a tradição como continuísmo eterno, se sobrepõe ao azul e ao verde com seus aros representando a força do fogo, da transformação e movimento.
O azul representa os valores espirituais, a paz, a ligação do consciente com os mundos superiores, significando a libertação e a liberdade.
O verdee representa a mãe natureza, a terra, o mundo orgânico (subterrâneo), a força e a luz do crescimento vinculado com as matas, com os caminhos desbravados e abertos pelos ciganos. Representa o sentimento de gratidão e respeito pela terra, o que ela nos oferece, de preservação pela natureza. Simboliza também a relação de respeito por tudo o que ela nos oferece proporcionando a sobrevivência do homem e a obrigação de ser respeitada pelo homem que dela tira seus suprimentos, dvendo mantê-la defesa.
Mais uma vez aprendi com meus alunos, coisas que nem imaginava que existissem e que eles, com muito empenho, buscaram e apresentaram.

Fonte: www.guardioesdaluz.com.br/bandeira.htm

Um comentário:

Simone disse...

Oi Suzan!! Te sugiro que possas, nas tuas postagens, dar destaque para as tuas aprendizagens a partir da realização dos trabalhos com os alunos. Além do conteúdo que compartilhas conosco, o que tens aprendido ao planejar e executar as atividades com a tua turma? Abração!!