segunda-feira, 25 de outubro de 2010

KANT E A EDUCAÇÃO

http://peadportfolio156706.blogspot.com/2009/07/kant-e-educacao.html

Kant foi o filósofo que provavelmente mais deixou herdeiros no campo do pensamento ético. Suas obras, de valor inestimável, versam sobre a formação e a educação dos homens, para se tornarem capazes de desejar e buscar dignidade e respeito igual para todos.
Em suas últimas obras já se pode constatar sua preocupação com as questões referentes à educação.
Kant valorizou a educação familiar como base da formação do indivíduo, atribuindo à escola outras finalidades.
A educação familiar, segundo ele, é o período das repressões, para disciplinar o indivíduo, e colocar limites.
A educação escolar teria, segundo ele, como função, formar no homem a cidadania, devendo tratar de todos os assuntos que dizem respeito ao homem e ao Estado, e não conduzir o sujeito a uma crença, a uma ideo logia.
Para Kant, educar é "transformar a animalidade em humanidade"pelo desenvolvimento da razão. A educação deve apresentar uma preocupação com a conduta do homem como bom cidadão, disciplinado.
Conforme a filosofia de Kant, deve-se orientar o jovem à humanidade no trato com os outros, aos sentimentos cosmopolitas, pois em nossa alma há qualquer coisa que chamamos de interesse: por nós próprios; por aqueles que conosco cresceram; e, por fim, pelo bem universal. É preciso fazer que os jovens conheçam este interesse e possam por ele se animar.
Para Kant o homem não é senão aquilo que ele faz de si mesmo: possui inclinação para todos os vícios, mas possui também a razão que o move noutro sentido, o do bem.
Ultimamente, temos lido e visto na mídia, os efeitos nocivos e a desordem que uma má educação ou a falta de cultivo ético e moral em um homem tem produzido à sociedade, principalmente à comunidade escolar.
Neste momento, em face da desordem ética e moral da sociedade mundial e, principalmente, ao novo e avassalador fenômeno que tem atacado todas as instituições de ensino, me pergunto: O diria Kant em respeito ao Bullying?
Penso que provavelmente ele mudaria sua teoria sobre a animalidade e a humanidade, mas como, em suas obras, ele deixava bem claro que a educação tem que pensar o sujeito como um todo pois não está estruturada para formar o homem apenas para o trabalho e a escola atual é, em todos os sentidos, sinônimo de educação, então cabe a nós, professores e educadores, inserir ética e moral entre os conteúdos propostos.
A escola é um espaço de vivência onde os alunos podem e devem discutir os valores éticos, não numa visão tradicional, mas sim de uma forma onde realmente todos possam ter o privilégio de entender os significados de seus valores éticos e morais que constituem toda e qualquer ação de cidadania.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Suzan!!

Nessa, atualizas a postagem e remete ao tcc, ficou interessante...

Abração!