"Ninguém nasce feito. Vamos nos fazendo, aos poucos, na
prática social que tomamos parte."
(Paulo Freire)
Conforme vamos crescendo, o ambiente que nos rodeia nos passa informações que vão moldando nossa personalidade.A família desenvolve um papel fundamental nesse aperfeiçoamento, assim como a escola, os amigos, o trabalho.
Não existe, entre os verdadeiros educadores, um único que não tenha como objetivo central fazer com que suas aulas ultrapassem os limites dos conteúdos propostos e entrem nos caminhos éticos e filosóficos, permitindo, assim, que seus alunos tenham uma formação plena, integral. Que saibam distinguir o bem do mal, o certo do errado.
"O Clube do Imperador" é o tipo de filme que apresenta lições de vida inesquecíveis.
"Grande ambição e conquista, sem contribuição, não tem significado". Frase que surge em uma das cenas do filme e que nos coloca num auto-questionamento: será que o meu sonho de formar grandes personalidades está me cegando a ponto de não vislumbrar a pouca contribuição que estou dedicando a esta aspiração?
"Alea jacta est": a sorte está lançada.
Pessoas medíocres sempre existirão, seja em sala de aula (como alunos ou como mestres) ou fora dela. Porém, a fé na educação não pode morrer. Em todo caminho de sucesso há pedras, e estas pedras induzem os viajantes ao fracasso.É preciso saber e é preciso querer ultrapassá-las.
Aos eternamente medíocres, Aristófanes deixou um belo conselho (citado numa cena do filme), ou melhor, um "tapa de luva": "A juventude envelhece, a imaturidade é superada, a ignorância pode ser educada e a embriaguez passa, mas a estupidez é eterna".
O filme nos coloca muitas questões:
Será possível, aos professores, através de suas atitudes, modificar o futuro de seus alunos?
Até que ponto o convívio diário com os professores pode influenciar o caráter e as atitudes dos alunos?
Qual o verdadeiro papel do professor?
Caráter: nato ou inato?
O epílogo do filme nos deu algumas respostas para os questionamentos surgidos:
Só, a escola não tem força para mudar o caráter do ser humano.
A motivação extrínseca tem menos força que a motivação intrínseca.
Reconhecer os erros é uma particularidade dos sábios.
O exemplo dos superiores influencia a personalidade de quem deles depende (emocional ou financeiramente)
Finalizo com a frase símbolo de todas as lições mostrada no filme:
prática social que tomamos parte."
(Paulo Freire)
Conforme vamos crescendo, o ambiente que nos rodeia nos passa informações que vão moldando nossa personalidade.A família desenvolve um papel fundamental nesse aperfeiçoamento, assim como a escola, os amigos, o trabalho.
Não existe, entre os verdadeiros educadores, um único que não tenha como objetivo central fazer com que suas aulas ultrapassem os limites dos conteúdos propostos e entrem nos caminhos éticos e filosóficos, permitindo, assim, que seus alunos tenham uma formação plena, integral. Que saibam distinguir o bem do mal, o certo do errado.
"O Clube do Imperador" é o tipo de filme que apresenta lições de vida inesquecíveis.
"Grande ambição e conquista, sem contribuição, não tem significado". Frase que surge em uma das cenas do filme e que nos coloca num auto-questionamento: será que o meu sonho de formar grandes personalidades está me cegando a ponto de não vislumbrar a pouca contribuição que estou dedicando a esta aspiração?
"Alea jacta est": a sorte está lançada.
Pessoas medíocres sempre existirão, seja em sala de aula (como alunos ou como mestres) ou fora dela. Porém, a fé na educação não pode morrer. Em todo caminho de sucesso há pedras, e estas pedras induzem os viajantes ao fracasso.É preciso saber e é preciso querer ultrapassá-las.
Aos eternamente medíocres, Aristófanes deixou um belo conselho (citado numa cena do filme), ou melhor, um "tapa de luva": "A juventude envelhece, a imaturidade é superada, a ignorância pode ser educada e a embriaguez passa, mas a estupidez é eterna".
O filme nos coloca muitas questões:
Será possível, aos professores, através de suas atitudes, modificar o futuro de seus alunos?
Até que ponto o convívio diário com os professores pode influenciar o caráter e as atitudes dos alunos?
Qual o verdadeiro papel do professor?
Caráter: nato ou inato?
O epílogo do filme nos deu algumas respostas para os questionamentos surgidos:
Só, a escola não tem força para mudar o caráter do ser humano.
A motivação extrínseca tem menos força que a motivação intrínseca.
Reconhecer os erros é uma particularidade dos sábios.
O exemplo dos superiores influencia a personalidade de quem deles depende (emocional ou financeiramente)
Finalizo com a frase símbolo de todas as lições mostrada no filme:
"O caráter de um homem é o seu destino".
Um comentário:
Oi Suzan, muito interessante a análise e reflexão que trazes sobre o filme. Com certeza as perguntas que colocas são muito pertinentes e nos possibilitam continuar refletindo sobre elas. Abração, Sibicca
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