quinta-feira, 14 de maio de 2009

FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO

Embora, de um modo ou de outro, o ser humano sempre tenha exercido seus dons filosóficos, estes estão renegados a serem os últimos numa lista de sentimentos e ações do indivíduo moderno.
A Filosofia, como disciplina, foi abolida das salas de aula: era dispensável, sem fundamento e utilidades práticas.
Foi uma boa idéia?
Agora, a Filosofia volta, impávida, como disciplina obrigatória. O que fez mudar a opinião das autoridades responsáveis pela educação brasileira?
Ouso responder esta pergunta: os altos índices de violência que assolam a população.
Os objetivos atuais da escola abrem caminho a uma educação liberal, que se dispunha a desenvolver seres humanos que saibam não apenas os fatos, mas também os conceitos, que compreendam como se aprende e que sejam capazes de pensar por si próprios, e estejam motivados para o fazer.
Isto não basta!
Desde a virada do século, o mundo já viu explodir muitas guerras, a maioria apoiada em conceitos religiosos, ou seja, é amparada em certas "filosofias religiosas" onde homens matam e se matam.
Todos os dias, ao ver os noticiários, somos abalados por informações bombásticas e entristecedoras: pais matando filhos, médicos vendendo medicamentos controlados, cirurgiões plásticos colando os pacientes com Bonder, políticos matando no trânsito,...
O homem tem usado o seu livre-arbítrio em situações mal pensadas, sem fundamentos éticos e morais. A ilusão do livre-arbítrio está sendo um obstáculo no caminho do pensamento humano, sobressaindo-se de tal maneira que encobre as veredas do certo e do errado, do bem e do mal.
Em geral, o ser humano ignora que além da instrução que recebe (compreendendo o mais alto grau de ensino superior), existem uma cultura e uma ciência cujos conhecimentos não são ministrados por ninguém mais que ele mesmo: o amor.
Não é possível ao homem, por mais empenho e boa vontade que ponha nisso, criar dentro de outro indivíduo um mecanismo que produza a benevolência. Isto não se ensina, se exemplifica, se vivencia.
"Purifica o teu coração antes de permitir que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo" (Confúncio).
Conforme Immanuel Kant, é imperativo categórico o dever de agir na conformidade dos princípios que se quer que sejam aplicados por todos os seres humanos.
"Age de tal modo que a máxima da tua ação se possa tornar princípio de uma legislação universal". (Kant)
A Razão e a Intuição são as principais ferramentas da Filosofia, que tem como fundamento a contemplação, o deslumbramento pela realidade, a vontade de conhecer, e como método primordial, a rigorosidade do raciocínio, para atingir a estruturação do pensamento e a organização do saber.
Então, educadores, façamos uso destas ferramentas para alcançar, num futuro não muito distante, os verdadeiros objetivos da educação: oportunizar indivíduos decentes, cidadãos que trilhem pelos caminhos da ética e da moralidade.
Observação: Pesquisando sobre filosofia e filósofos, me deparei com um vocábulo até então desconhecido: Logosofia.
Logosofia é a ciência do presente e do futuro, porque encerra uma nova e insuperável forma de conceber a vida, de pensar e sentir, tão necessária na época atual para elevar os espíritos acima da torpe materialidade reinante.
"Uma vez que a sabedoria logosófica traz como mensagem um novo gênero de conhecimentos surgidos da concepção mais perfeita da realidade humana, e abre uma senda de evolução consciente a todos os seres que anelam percorrê-la, previne-se que não se devem misturar seus ensinamentos fundamentais com antigas ou modernas filosofias nem com ciência alguma, inclusi a psicologia". (do livro Exegese Logosófica, pág.31 - de RAUMSOL).
Se assim é, seja bem-vinda Logosofia!
Fontes:
Wikipédia

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