quinta-feira, 21 de maio de 2009

CRIME OU, SIMPLESMENTE, CASTIGO?

Este texto nada tem a ver com alguma nova aprendizagem, muito pelo contrário, é uma curiosidade que gostaria que fosse saciada.
Vou começar com uma história. Eu escutei! Ou será que li? Também posso ter sonhado!
Era uma dessas tardes de maio. Todo mundo sabe como são as tardes no mês de maio. Algumas rigorosamente frias, outras extremamente quentes.
Esta tarde, em especial, estava agradável: gostosamente quente.
Professores reunidos, durante aqueles quinze minutos de descontração, onde aproveitam para recarregar as baterias, entre um cafezinho e uma ida ao banheiro.
Então, repentinamente, ouve-se o fatídico comunicado:
"Afortunados colegas! A palavra "castigo" não pode mais ser pronunciada por um professor, em sala de aula e nem fora dela. O aluno não pode ser "castigado" pelo mestre. Isto é função dos pais!"
E agora?
Juro que revirei a internet e nada encontrei. Nem contra e nem a favor do "castigo".
Alguém pode me responder em qual mundo aterrissei? Acho que caí da nave e me perdi de meus semelhantes.

É certo ou errado dar "castigo" para os alunos?

Rogo que este episódio tenha sido um sonho. Ou é a realidade de um pesadelo num sono eterno?


Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Suzan, acredito que vais poder refletir um pouco sobre isso quando estiveres estudando nas próximas aulas de psicologia sobre o desenvolvimento moral. Abração, Sibicca