segunda-feira, 11 de agosto de 2008

REFLEXÃO SOBRE O DESFECHO DO SEMESTRE 2008/I

a) Que aprendizagens se consolidaram ao preparar a síntese-reflexão?
As atividades realizadas nas interdisciplinas deste semestre oportunizaram excelentes aprendizages.
Durante a preparação da síntese-reflexão foi necessário repassar todas as atividades realizadas e postadas, reler os textos oferecidos, e toda esta corrida para a realização da síntese ofereceu uma reaprendizagem em muitos conteúdos, principalmente o legado de Piaget: os quatro estágios no desenvolvimento da criança (sensório-motor, pré-operatório, operações concretas, operações formais).
Com o passar do tempo, a acomodação nos faz esquecer da importância dessas etapas no desenvolvimento infantil. A confiança excessiva na nossa capacidade profissional nos turva a visão da real necessidade do aluno. Pulamos etapas para cumprir com os conteúdos básicos do ano letivo, e, ao darmos estes "pulos", não nos preocupamos com o que realmente importa: a aprendizagem da criança e não a sua faixa etária.
b) Que aprendizagens se consolidaram no preparo da realização do Workshop?
A preparação do Workshop gera um conflito de idéias: escolher palavras-chave, escolher as melhores citações que exemplifiquem ou expliquem o nosso conhecimento.
A maior aprendizagem consolidada no preparo da minha apresentação final do semestre, além de salvar meu trabalho em disquete (nunca tinha feito sózinha) foi sobre a Evolução Antropológica citada por Zoltan Paul Dienes.
Até então, desconhcia as relações recíprocas existentes entre o desenvolvimento do indivíduo (ontogênese) e o de sua espécie (filogênese). Estas relações levam à integração das teorias de Piaget, Dienes e a Antropologia.
Como exemplo:
O homem no Pré Hominídeo: A Evolução Antropológica classifica-o como um "selvagem". Piaget relaciona com a criança que está no estágio "sensório-motor". Dienes classifica como "jogo livre", ou seja, cada um por si e à sua vontade.

Nenhum comentário: