MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, ESTUDOS SOCIAIS.
As interdisciplinas, neste semestre, comungaram nos objetivos:
Ajustamento crescente do educando ao meio, cada vez mais amplo e complexo, em que deve não apenas viver mas conviver, dando-se ênfase ao conhecimento prévio e partindo, sempre, do entorno do aluno.
Desenvolvimento do pensamento lógico e vivência do método científico e de suas aplicações.
"Os "maus alunos" em Matemática são um produto das "lições" oferecidas, e não culpa da matéria em si." (PIAGET, Jean. Para onde vai a educação?).
"É indispensável fazer com que o aluno inicialmente adquira a experiência dos seres e das relações matemáticas, e iniciá-lo, em seguida, no raciocínio dedutivo; estender progressivamente a construção dedutiva da Matemática; aprender a formular problemas, a pesquisar os dados e a explorar os redultados.
É preciso estudar os erros dos alunos e ver neles um meio de conhecer seu pensamento matemático, treinar na prática do controle pessoal da autocorreção, dar o sentido da aproximação, dar prioridade à reflaxão e ao raciocíonio,..."
(PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia).
Clifford Woody aponta o ensino de Ciências como um dos mais importantes meios para o enriquecimento do vocabulário: "A criança adquire um vocabulário rico, cuja significação precisa e exata penetra no seu espírito, em virtude do conhecimento concreto dos seres e dos fenômenos a que diversos vocábulos se aplicam; não se pense, porém, que se trata de um vocabulário de tecnicismos."
"Piaget e Hunt afirmam que "só pelo manuseio e observação das coisas da Ciência o ser humano se desenvolve integralmente, do mesmo modo que só os indivíduos integralmente desenvolvidos poderão trabalhar pelo bem-estar da sociedade à qual pertencem. Conscientes, então, dos problemas do mundo moderno, poderão agir positivamente como simples cidadãos livres ou como líderes." (BETHLEM, Nilda. Explorando as Ciências).
ETAPAS DA APRENDIZAGEM
Cada indivíduo, em particular, sofre uma série de metamorfoses, que começam no útero materno e continuam depois do nascimento.
O fato de ter aprendido a andar eretamente na Pré-história não implica que o homem já nasça sabendo andar. Cada criança deve, sozinha, passar pelas etapas da espécie humana, aprendendo a andar em pé, a falar, a contar, a adquirir noção de conservação e assim por diante. E cada criança faz isso num ritmo próprio.
Dois erros extremos o professor não pode cometer: a passividade de não intervir no desenvolvimento do aluno e a utopia de intervir arbitrariamente, para impor sua vontade.
TEMPO E ESPAÇO
É importante que a criança perceba que as relações homem-natureza e homem-homem diferem no tempo e no espaço. E isto nos remete atrês conceitos básicos que devem nortear o trabalho do professor no ensino fundamental:
ESPAÇO: Localização e orientação, caracterização natural, organização cultural deste espaço, representação.
TEMPO: Tempo Cronológico (unidades de medida à partir de fenômenos naturais) e Tempo Histórico (unidades de medida a partir da caracterização e usos e costumes).
RELAÇÕES SOCIAIS: Necessidades, criação de cultura, diferenças culturais.
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