segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

CONSIDERAÇÕES FINAIS


"O Paraíso existe sim...
Ele está dentro de você!
Respire fundo e sinta-o no seu peito...
Ali mora um anjo que se chama coração."
(N. Rogero)
O sonho está em processo de realização!
Quase podemos afirmar que estamos no paraíso!
Tecer comentários sobre o processo de conhecimentos adquiridos durante o Pead não se resume em poucas linhas.
Durante este último semestre, foi sugerido resgatar algumas postagens que foram relevantes durante todo o curso. Não foi uma tarefa fácil, pois todas as postagens têm seu grau de importância dentro dos conhecimentos conquistados.
Este Portfólio é um instrumento que reflete minha caminhada nesse saber construído.
Rever atividades, refletir e postá-las novamente, sob um olhar mais crítico foi extremamente válido, pois o conhecimento tem que ser constantemente redimensionado, reelaborado e, principalmente, inovado.
O conhecimento nunca está pronto, acabado. Ele é contínuo. Devemos, constantemente rever todas aprendizagens construiddas ao longo do curso. Cometemos erros? Sim! Vamos repensá-los e torná-los acertos. O Portfólio torna isso possível.
O curso de Pedagogia me proporcionou um crescimento profisssional, através da reflexão, sistematização e construção de conhecimentos. Aprendi a aprender. Adquiri métodos e sistemas pedagógicos, ampliando as didáticas e melhorando as práticas pedagógicas.
As interdisciplinas oportunizaram uma conscientização sobre o papel do aluno no processo educativo e o papel do professor no processo educacional.
Como aluna/professora, compreendi que a investigação está integrada ao processo de ensino aprendizagem e que o saber não é simplesmente transmitido, ele é construído, e que os saberes são múltiplos, históricos e dinâmicos.
O papel da escola é um só: lançar sementes para que o aluno cultive novos conhecimentos e perpetue aqueles já construídos.
"Olhai, vos peço,
o que seja a luz, senão o dia,
e o que sejam as trevas, senão a noite.
E assim como os olhos do corpo
têm o seu dia e a sua noite,
assim também os olhos do coração
têm o seu dia e a sua noite.
Três são os dias da luz invisível,
pelos quais se distinguem o curso interior da vida espiritual:
O primeiro é o temor,
o segundo a verdade,
o terceiro é o amor."
(Hugo de São Vítor)
Este veículo não contempla somente os saberes construídos e oportunizados pelo curso de Pedagogia, mas também o permanente diálogo entre eu e meus conhecimentos.
Produção de conhecimento não se esgota, por isso esta não será a última postagem.
Um diploma não significa o fim, mas o começo de uma nova etapa de vida. Uma vida um pouco mais sábia, mais madura e mais consciente de que nada sei em relação ao muito que tenho para aprender.

Nenhum comentário: