segunda-feira, 1 de setembro de 2008

PRESSUPOSTOS BÁSICOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Erikson, no livro "Infância e Sociedade", apresenta três contribuições principais ao estudo do ego humano:
1ª) Sugeriu que, lado a lado com os estágios de desenvolvimento psicossocial descritos por Freud (oral, anal, fálico e genital), havia estágios psicossociais de desenvolvimento do ego, nos quais o indivíduo tinha de fixar novas orientações básicas para si e para seu mundo social.
2ª) Afirmou que o desenvolvimento da personalidade não para na adolescência, mas continua através de todo o ciclo vital.
3ª) Declarou que cada estágio tem ao mesmo tempo um componente positivo e outro negativo.
ESTÁGIOS NO CICLO DA VIDA HUMANA
1º) CONFIANÇA X DESCONFIANÇA: este estágio corresponde ao estágio oral da teoria psicanalítica clássica e, em geral, transcorre durante o primeiro ano de vida. A nova dimensão social que emerge, durante este período, é de confiança básica, num estremo e a desconfiança, no outro.
2º) AUTONOMIA X DÚVIDA: abrange o segundo e o terceiro anos de vida, o período que na teoria freudiana é chamado de estágio anal.
3º) INICIATIVA X CULPA: nesse terceiro estágio (em geral nas idades de quatro a cinco anos), a criança em idade pré-escolar é, praticamente, dona de seu corpo e é capaz de andar de velocípede, correr, cortar e bater.
4º) INDÚSTRIA X INFERIORIDADE: é o período etário dos seis aos onze anos. São os anos da escola primária (descrita na psicanálise clássica como fase da latência). É o período em que a criança torna-se capaz de raciocínio dedutivo e de buscar e aprender por regras.
5º) IDENTIDADE X CONFUSÃO DE PAPÉIS: quando a criança passa `adolescência (mais ou menos dos 12 aos 18 anos), segundo a teoria psicanalítica tradicional, ocorre um re-despertar do problema do "romance familiar" da primeira infância.
6º) INTIMIDADE X ISOLAMENTO: início da maturidade, aproximadamente o período do namoro e começo da vida familiar, que se estende desde o final da adolescência até o começo da meia idade. Quanto a este estágio, bem como aos estágios doravante descritos, a psicanálise clássica nada tem de importante a dizer.
7º) GENERATIVIDADE X ESTAGNAÇÃO: meia idade ou, aproximadamente, o período em que as crianças se tornam adolescentes e os pais já estão fixados no trabalho e/ou profissão - traz consigo o potencial de uma nova dimensão, com a "generatividade" num extremo ou a "absorção em si mesmo" e a estagnação, no outro.
8º A) VELHICE - INTEGRIDADE DO EGO X DESESPERANÇA: dos 60 anos em diante inicia a velhice. Um indivíduo entre os 60 e 79 anos é considerado um idoso jovem.
8º B) VELHICE AVANÇADA - UMA NOVA VISÃO: indivíduos com 80 anos em diante.
Observação: Infância, puberdade e climatério são períodos de intensa sexualidade e as semelhanças entre eles expressam-se nas relações quantitativas entre as forças do EGO (administrador da realidade, é ele quem decide como e quais necessidades do ID serão satisfeitas) e do ID(responde pelos impulsos biológicos). Nos três períodos, um ID relativamente forte enfrenta em EGO relativamente fraco ou, em outras palavras, há uma supremacia do ID e uma debilidade do EGO. As semelhanças qualitativas dos três períodos, caracterizados por um aumento das cargas libidinosas, relacionam-se à imutabilidade do ID. Mas há importantes diferenças que nascem da grande capacidade de transformações do EGO.
Na atualidade, a expectativa de vida das mulheres é de 76,1 anos e a expectativa de vida dos homens é de 68,5 anos.

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