sábado, 24 de maio de 2008

MARAVILHAS E MISTÉRIOS DO MUNDO ANIMAL



Os primeiros seres da Terra apareceram nas suas águas quantes há mais de um bilhão de anos, evoluindo depois para a imensa multidão de invertebrados. Destes, no grande período seguinte, viram os anfíbios: dsts, os répteis. Por sua vez, os répteis deram dorma aos pássaros e mamíferos de sangue quente, que viriam a povoar a Terra, no esplendor de suas múltiplas formas.
Certas espécies da Terra - sejam insetos, pássaros ou mamíferos - têm em comum uma extraordinária ventura ou desventura. Algumas vivem juntas na Terra desde os primórdios. Algumas pereceram, mesmo na plenitude do seu curso natural de vida. Algumas vivem a grands alturas, a grandes profundidades, ou em outros climas inatingívis para o homem.
A personalidade eo comportamento dos animais são quase tão singulares e surpreendentes quanto o seu aspecto físico. Os papéis que devem desempenhar na vida - adaptados aos diferentes caminhos qua levam à sobrevivência do indivíduo e da espécie - fazem com que um seja corajoso; outro, tímido; um terceiro, curioso; todos com personalidade própria e diferente dos demais.
O homem sempre se deixou fascinar pelo extraordinário, quer apareça no seu quintal, quer no outro lado do mundo. Porém, nas últimas décadas, esta fascínio tem, somente, o objetivo de alimentar o seu egoismo em relação aos nossos companheiros na natureza. A ganância por mais dinheiro e poder e a soberba estão dizimando muitas espécies. Mal sabe o homem que está exterminando a sua chance de sobrevivência.
A luz, a escuridão e as estações governam a vida dos animais por dia e por ano. Alguns são enviados de um lado do mundo para outro, e alguns são postos para dormir durante meses. Nenhum deles poderia sobreviver se não agissem de acordo com o calendário da Terra e do Sol.
Desde que começou a vida animal na Terra, têm existido movimentos simples e cotidianos, como o da abelha, o da formiga e o do morcego, assim como migrações em massa de animais que acompanham o Sol para obter calor e alimento, ou empreendem grandes viagens para encontrar novos lares.
O homem não compreendeu muito o movimento animal até a chegada da idade eletrônica. Aí, de repente, compreendemos que o sonar e os computadores são instrumentos primitivos, comparados com os expedientes usados pelo morcego para voar em altas velocidades, dentro de cavernas, sem chocar-se contra uma parede, ou com o orientador direcional da lavadeira, que a dirige sobre o oceano, por 4000 quilometros de distância do local onde nasceu, para o seu lar de inverno. Constituem capacidades que não pudemos ainda compreender.
Em algum lugar, entre os animais, existem soluções complicadas para todos os nossos problemas terrenos de movimento, e quando soubermos como mil arenques podem passar tão rapidamente sobre o fundo do oceano, sem jamais se tocar ou colidir, podremos até acabar com os nossos acidents de tráfego.
O animal vive, em sociedade, muito melhor que o homem. Suas linguagens, suas regras para o bem comum, suas diversões, namoros e vida de família: são essas as leis mais avançadas dos animais. Por instinto, hábito e aprendizagem, formam rebanhos, enxames, manadas e tribos (as sociedades animais), sem as quais eles não poderiam sobreviver.
Fonte:
Maravilhas e Mistérios do Mundo Animal.
Seleções do Reader's Digest - 1966.

Nenhum comentário: