sábado, 24 de maio de 2008

ETAPAS DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES DE TEMPO E DE ESPAÇO


A construção da noção de espaço se faz por etapas.

O domínio de uma situação nove requer da criança a execução da ação físico-motora, embora ela já tenha atingido a fase da representação, ou seja, a capacidade de substituir a ação ou o objeto por um símbolo ou signo.

A criança começa a operar com as relações espaciais, ou seja, começa a fazer inversões e estabelecer reciprocidade, ao longo do período de 7 a 12 anos, em etapas sucessivas.

Saber "ler" o mundo social e desvendar a sua lógica; conhecer as regras e as leis que regem a organização e estruturação do espaço, desde o espaço cotidiano da criança até o espaço-nação - isso tudo significa educar-se e educar a criança para !saber pensar o espaço, para saber nele se organizar, para saber nele combater".

Etapas da Construção da Noção de Espaço:

- Espaço perceptivo ou espaço da ação:

Primeiras noções de espaço: próximo, dentro, fora, em cima, embaixo.

Espaço prático - construção através dos sentidos e dos próprios deslocamentos.

Organização e equilíbrio a partir da ação e comportamento.

- Espaço Representativo:

Início - com o aparecimento da função simbólica, ou seja, com a capacidade de substituir uma ação por um símbolo ou signo; basicamente com o surgimento da linguagem.

Capacidade de interiorizar as ações.

- Espaço Intuitivo:

Representações estáticas e irreversíveis. Ex.: faz uma ordenação de objetos (ordem direta) mas não cansegue representar a inversão (ordem indireta).

- Espaço Operatório: representações móveis e reversíveis. Ex.:representa um itinerário de ida e de volta (relação de ordem espacial).

Obs.: o desenvolvimento do espaço representativo permite à criança a passagem da ação para a operação.
O processo de construção da noção de tempo se faz por etapas.
O professor pode e deve lançar mão de atividades para poder avaliar as etapas em que seus alunos se encontram com relação ao domínio das relações temporais. A partir daí, deve trabalhá-las e desenvolvê-las, para poder considerar essas etapas e não "queimá-las", prejudicando o processo e incorrendo em supostos erros de avaliação. Assim, o professor não deve exigir soluções ou respostas que estejam além de que seus alunos possam dar.
A noção de tempo é a mais abstrata e de difícil compreensão para a criança: após passar pelo estágio sensório-motor e pelo tempo intuitivo, a criança só atinge a noção operatória de tempo por volta dos 9 ou 10 anos.
Etapas de Construção das Noções de Tempo:
- Estágio Sensório - Motor: Existe um tempo prático, ligado às ações e experiências imediantas da criança. Não há nenhuma possibilidade de raciocinar sobre um tempo futuro.
- Estágio Intuitivo ou Pré-Operacional: nesse estágio, cada movimento percebido caracteriza um tempo particular. A criança se apóia, por exemplo, na percepção espacial para calcular o tempo: é mai velho por que é mais alto. Ainda não consegue coordenar a duração e a ordem de sucessão e age por tentativas empíricas, ou seja, por ensaio e erro.
- Estágio Operatório: se observa uma organização caracterizada por uma compreensão de conjunto das relações de sucessão, simultaneidade e dos intervalos.







2 comentários:

Prof° Fernando disse...

Parabéns pelo trabalho.

Prof° Fernando disse...
Este comentário foi removido pelo autor.