quarta-feira, 14 de maio de 2008

GEOMETRIA



A CRIANÇA E O ESPAÇO TRIDIMENSIONAL
A geometria é provavelmente um dos temas mais descuidados dentre aqueles que compõem a programação de Matemática no 1º grau. Quando conteúdos de natureza geométrica são incluídos nas atividades de classe, limitam-se quase que exclusivamente a nomear algumas figuras em geral planas (isto é um triângulo, isto é um quadrado, etc.), a pintar de uma cor curvas abertas e, de outra cor, curvas fechadas, a resolver problemas onde é necessário calcular a área de uma superfície, através da aplicação de uma fórmula.
No entanto, a Geometria é a exploração do espaço. E o espaço não é alguma coisa que pode ser acahtada, comprimida, por um lápis, numa folha de papel. Daí, um procedimento metodológico, já razoavelmente difundido, é o de se iniciar o estudo da Geometria pela exploração de conceitos no espaço tridimensional.
Em seu livro "Exploração do Espaço", Dienes e Golding observam que "as primeiras noções de Geometria não têm nada a ver com a medida; uma criança pequena preocupa-se muito pouco com a distância exata dos objetos, ou com seus movimentos, ou com o ângulo sob o qual as coisas são vistas". E continuam: "Tudo isso ela nota de alguma maneira, implicitamente. O que a interessa especialmente é procurar as coisa - deslocar-se no espaço para fazer aquilo que deseja. O que importa é que, se há certas coisas, por exemplo, bombons em uma caixa, precisa abrir esta caixa pata poder tirá-los. É portanto uma descoberta importante para ela que haja caixas abertas e caixas fchadas. As portas às vezes estão abertas, às vezes fechadas, e ela dá-se conta de que não pode entrar nem sair a não ser por uma porta - ou janela - aberta. Por isso, a idéia de "abertura", de "passagem", inclui-se entre as que lhe importam."
Os objetos que povoam esse espaço tridimensional (caixas, lápis, estojos, malas, bolas, copos, bombons, etc.) têm semelhanças e diferenças não apenas quanto à cor, ou ao material de que são feitos, mas também quanto à Forma; e este é um atributo que interessa à Geomatria. Por que não explorá-los com a criança? Isso pode ser feito através de diversas atividades.
Fonte: Coleção Primeiros Passos em Matemática.

Nenhum comentário: