Escolhemos hoje, 19 de abril, Dia do Índio, para apresentarmos nosso primeiro PA, justamente porque os temas dos grupos se referiam a esta população em minoria e discriminada.
Através da exposição das aprendizagens, pude perceber que os alunos estavam com o conteúdo de sua pesquisa na "ponta da língua". Aprenderam mesmo!
Mas não foi somente eles que aprenderam, também aprendi coisas e fatos que desconhecia.
Aprendi que existe uma tribo na Amazônia que sacrifica os bebês deficientes. Isto ainda ocorre nos dias de hoje, devido ao descaso da Funai e o incentivo de alguns poucos antropólogos (que bom que são poucos).
Aprendi que as índias, logo que ficam "mocinhas", devem casar-se rapidamente. Se um varão se interessar por uma moça, deve pedi-la em casamento imediatamente, pois corre o risco de perde-la para outro candidato.
Todo o Projeto foi muito bem explorado e aproveitado, somente alguns grupos que esqueceram de colocar suas fontes de pesquisa. Fiz várias observações sobre este fato e quase que posso apostar que será a primeira coisa que anotarão no próximo PA.
Um comentário:
Oi Suzan! Nessa postagem e em algumas anteriores destacas o desenrolar da atividade e os aprendizados dos alunos. Aqui no blog seria interessante registrares os teus aprendizados, os que construiste a partir da proposta de trabalho lançada para a turma. Que tal? Abraços!!
Postar um comentário