sexta-feira, 23 de abril de 2010

BRINQUEDO E BRINCADEIRA

Ontem, assiti uma palestra do escritor Pedro Bandeira. Maravilhosa! Dentre todas as biografias sobre este autor, nunca tinha lido que ele já foi professor. Então, sua palestra foi exclusivamente para nossa classe, e muito bem aproveitada.
Hoje, nossa turma foi na 18ª Feira do Livro do município de Sapiranga. Vimos e ouvimos coisas muito interessantes. Cada aluno ganhou um livrinho: o Sesinho.
Também ganhei, e descobri uma novidade. De onde surgiu a palavra Brinquedo?

A palavra brinquedo apareceu na língua portuguesa no século XIX. Sua derivação, por mais estranho que possa parecer, vem de brinco. Por sua vez, brinco vem do latim vinculum, que significa pingente, enfeite. Alguns linguistas afirmam que brincar pode ter vindo do alemão blinken, que significa brilhar, cintilar.
E vincular, com origem em vinculum, também significa prender, atar, como se prende um brinco ou um pingente. Então, em qualquer uma das hipóteses, a origem de brinquedo tem a ver com a ideia de algo que pode ser amarrado, que brilha, e que sirva também de enfeite, como um brinco.

Aceito as duas hipóteses: brincar é manter um vínculo com algo ou alguém. a Pessoa que brinca, brilha de alegria, de felicidade.

Fonte: Revista Sesinho, n° 96, página 29. Editado pelo SESI.




Um comentário:

Simone disse...

Olha só, uma boa aprendizagem!! Abraços!!