Qual a psicologia do jogo?
Devemos ou não usar desta "ferramenta" na sala de aula?
Em primeiro lugar, ou seja, antes de sugerir um jogo, é preciso saber qual o objetivo a ser alcançado com ele. Um simples lazer? Um quebra gelo? Integração? Sintonia de idéias e conhecimentos? Estabelecer confiança? Demonstrar conceitos?... Para que vou usar este jogo?
O jogo traz em si um espaço para aprendizagem, podento ter seu efeito potencializado, proporcionando aos "jogadores" algo mais além do que um simples passatempo ou uma tarefa a cumprir.
Num processo de aprendizagem, o ideal é vivenciar para depois compreender, e é isso que, na maioria das vezes, o jogo oportuniza.
Este processo de transformar a experiência em ação, normalmente não ocorre sozinho, as pessoas necessitam de um tempo de precessamento, para tirar conclusões e fazer associações com sua vida. Neste momento, o focalizador, ou seja, o jogo em si, tem papel fundamental, pois é através de sua mediação que o participante pode ir mais fundo em sua reflexão.
Como disse Paulo Freire: - "O homem não aprende apenas com sua inteligência, mas com seu corpo e suas vísceras, sua sensibilidade e imaginação". O jogo também é um agente de aprendizagem. Portanto, que seja bem-vindo o jogo!
domingo, 2 de dezembro de 2007
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Um comentário:
Oi, Suzan, descreves muito bem, estabem claro o teu texto.
Poderias enriquece-lo buscando analisar como estas idéias estão sendo refletidas em sua sala de aula. Nota mudanças em sua prática? Quais?
Maria del Carmen
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