domingo, 2 de dezembro de 2007

A música não é só cantar e dançar




Dos 7 aos 9 anos, estudei acordeão. Notas musicais, clave de Sol, ritmo, compasso, bemol e sustenido: tudo isso fazia parte do meu universo naquela época. Mas, depois disso, transcorreram algumas décadas (o tem exato não posso contar, é segredo de estado!), e minha memória armazenou todos esses dados em uma gavetinha, bem num cantinho do meu cérebro. Já estava quase tudo esquecido, mas eis que surge a interdisciplina "Música Na Escola" e abre as gavetas, espalhando todo seu conteúdo. Lembrei! Recordei! Revivi, mentalmente, toda aqula magia de sons que partiam de um instrumento musical quase maior que a musicista.

Tudo que se aprende e apreende, não se perde jamais! Pode ficar depositado em um canto qualquer e, até mesmo, um pouco negligenciado. Mas, com um simples episódio, como num passe de mágica, tudo volta.

Ao preparar uma das atividades desta interdisciplina, procurei me atualizar neste quesito. Devemos estar preparados para questionamentos que, muitas vezes, nos deixam desnorteados.

Relembrei que os elementos fundamentais da música são: ritmo, melodia e harmonia. Que os parâmetros do som se dividem em: Intensidade (fraco ou forte), Altura (grave ou agudo), Timbre (qualidade que nos permite reconhecer a origem de um som), Duração (quantidade de tempo ao longo do qual um som, ou silêncio, é sustentado).

Refresquei a memória! Música tem tempo: compasso é a divisão da música em séries regulares (binário, ternário, ...).

Lembro, como se estivesse vendo e ouvindo agora mesmo, a professora Norma (este é o nome dela) falando: - "Perder o compasso é o mesmo que perder o rebolado. Se aprumem!"

Bons tempos aqueles!

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