Interessante o texto de Isaac Lewis, "A questão social do ensino", que diz, de uma forma geral, isto: O ensino pode ser considerado como uma doação do saber do professor ao aluno ou como uma proposta de participação de professores e alunos na busca da compreensão da realidade.
No meu leigo entender, o autor foi infeliz ao usar a palavra "doação". Ele exemplifica a pedagogia de doação como o antônimo da pedagogia de participação.
Eu já sincronizo as duas e a sinonímia é perfeita:
Na pedagogia de doação, o agente transmissor de conhecimentos usa de sua boa vontade para oportunizar aos alunos a aprendizagem, usa o coração como principal instrumento na realização de tão nobre tarefa. Encorpora a benevolência, a paciência e a perseverança.
Na pedagogia de participação, o professor e os alunos interagem no processo de aprendizagem. Quando um professor faz o que gosta e gosta do que faz, cativa o público alvo a tal ponto que todos têm o maior prazer de aprender, gerando, assim, uma aprendizagem com sucesso.
Dizem que todo o sistema educacional está à beira da falência, já pediu concordata. Não é verdade! Nem todo. Existem profissionais da educação que se dedicam de corpo e alma à prática da docência. Ao ser fechada a porta da sala de aula, os dissabores da vida particular ficam do lado de fora. Lá dentro só permanece os educandos e o educador usando a mesma casca de sempre, mas o miolo vem, todo dia, inédito, bem elaborado e com muito amor.
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Um comentário:
Suzan, que te leva a acreditar que a palavra "doação", que o autor colocou no seu texto não esta bem colocada nele?
Maria del Carmen
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