terça-feira, 30 de março de 2010

COLHENDO FRUTOS

"Todos estamos de visita neste momento e lugar.
Só estamos de passagem.
Viemos observar, aprender, crescer, amar...
...e voltar para casa."
(Dito aborígene australiano)
Sempre acreditei, ainda acredito, que nós, professora e alunos, comungamos nos mesmos objetivos: observar-nos para aprender a crescer em conhecimentos, solidificar amizades. E depois...
...voltamos para casa!
Está casa é nosso corpo, nossa mente.
Voltamos para dentro para verificar o que já sabíamos e armazenar adequadamente a novidade.
Muitas e muitas vezes, a novidade não nos parece digna de ser resguardada e, como num passe de mágica, a deletamos.
Também sempre acreditei que de tudo o que procurava ensinar a meus alunos, muito pouco era armazenado com carinho.
Estava enganada!
Estamos na Semana Santa. Na próxima 5ª feira haverá festinha com entrega de ninhos e apresentações artísticas.
Todos os alunos da escola irão entoar uma melodia cujo refrão será acompanhado, também, pela Língua Brasileira de Sinais.
No primeiro ensaio, quando a Coordenadora da Escola veio ensinar "os gestos" para os alunos, tive uma agradável surpresa.
Como já disse anteriormente, dos meus 25 alunos, 15 já foram meus alunos no 3° ano, e esses alunos lembraram das aulas de Libras, do modo como eu ensinava.
Aprendi uma grande lição: o professor planta a sementinha e, posteriormente, o áluno e a sociedade colhem os frutos. Tive a maravilhosa oportunidade de colher os frutos junto com meus alunos.

Nenhum comentário: