Jean Piaget (1896-1980), psicólogo suíço mundialmente famoso por seus estudos na área da Psicogenética, realizou experiências que evidenciaram quatro estágios no desenvolvimento lógico: Estágio sensório-motor, Estágio pré-operatório, Estágio das operações concretas e Estágio das operações formais.
Cada estágio serve de base para o estágio seguinte; porém o desenvolvimento não é linear nem apenas quantitativo. Há rupturas no modo de pensar, há mudanças de qualidade provocadas pelo desenvolvimento quantitativo de atividades. Por isso, as mensagens são interpretadas de modos diferentes em cada etapa de desenvolvimento da criança. Isto é fundamental em educação. É improdutivo, e até prejudicial, tentar certas atividades com alunos que ainda não estão no estágio de assimilá-las. Assim, um aluno pode não apresentar bom resultado num determinado assunto e de nada adiantará fazer recuperação. É necessária uma correspondência entre o desenvolvimento psicogenético e as atividades propostas na escola, lembrando sempre que o pensamento cresce a partir de ações, ou seja, vai do concreto para o abstrato, da manipulação para a representação, e desta para a simbolização.
Algumas experiências de avaliação do desenvolvimento psicogenético são particulatmente importantes na Matemática. CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO são etapas fundamentais no desenvolvimento da criança.
As atividades de seriação são importantes para a construção de operações lógicas fundamentais, eal se diferencia da classificação, pois trabalha mais com as diferenças entre os elementos das coleções, estabelecendo entre eles relações que possam ser quantificadas.
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