domingo, 25 de novembro de 2007

AQUARELA



Hoje, ao abrir o Rooda na disciplina de Música, me deparei com uma atividade que, à princípio, me pareceu utópica: Inserir MPB na sala de aula.

Isto não significa que a música não faça parte dos meus projetos de aula. Mas fazer com que os alunos conheçam autores clássicos da Música Popular Brasileira é outra história.

Os pequeninos (1ª série) vêm para escola com uma bagagem musical pronta e é difícil mudar estes gostos musicais. Mas vamos tentar! Foi então que abri o link da música "Aquarela" e me acendeu a "lâmpada" no cérebro. Este é o caminho! Prestei atenção na letra e na melodia! Tudo a ver com a questão! Toquinho: um dos "monumentos" na música popular brasileira. Aquarela: maravilha das maravilhas.

"...e ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está.

E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar.

Não tem tempo nem piedade, nem tem hora de chegar.

Sem pedir licença muda nossa vida, e depois convida a rir ou chorar.

Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá.

O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar.

Vamos todos numa linda passrela de uma aquarela que um dia enfim... DESCOLORIRÁ."

Estou preparada para dar esta aula à partir desta música, tenho certeza que será um sucesso, pois minha fé em meus aluninhos e em mim mesma vai tornar o caminho florido de expectativas maravilhosas.http://poema___fernando_pessoa____.pps%20(1.1mb)/

No link acima tem uma poesia maravilhos de Fernando Pessoa e o fundo musical tem tudo a ver com o meu astral e minhas expextativas profissionais.

Nenhum comentário: