As fábulas são um importante aliado em sala de aula, tanto para o trabalho pedagógico com a língua oral, a leitura e a língua escrita, como também em uma perspectiva sociológica, já que oferecem esquemas de análise e explicação para um sem número de comportamentos sociais e de traços de personalidade individuais.
Estes pontos justificam, sobremaneira, a presença das fábulas já nos primeiros anos escolares.
A fábula é um gênero literário muito antigo que se encontra em praticamente todas as culturas humanas e em todos os períodos históricos.
A moral de algumas fábulas muito conhecidas acabou se tornando provérbio, muitas vezes até sem que a maioria das pessoas conheça a fábula original.
A grande maioria das fábulas tem como personagens animais ou criaturas imaginárias, que representam, de forma aleatória, os traços de caráter (negativo ou positivo) dos seres humanos.
Monteiro Lobato também se interessou por este gênero tradicional. Em seu livro "Fábulas", Lobato reconta em prosa brasileira moderna algumas das fábulas antigas de Esopo, Fedro e La Fontaine, além de nos apresentar algumas de sua própria autoria. Este é, sem dúvida, um dos melhores livros que existem no Brasil para a abordagem do gênero fábula em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário